bmj academy economia de baixo carbono

A BMJ Academy lança uma nova modalidade de especialização! O curso Economia de Baixo Carbono: Fluxos Internacionais de Comércio e Investimento é voltado para gestores e profissionais que desejam amplificar o desempenho e a competitividade de suas empresas a partir do eixo de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental.

Neste curso, os alunos vão compreender de forma aprofundada sobre a precificação do carbono, as negociações internacionais sobre mudanças climáticas, o mercado de carbono no Brasil e no mundo, a Governança e marcos regulatórios, além de conhecer bases para estratégias corporativas para a nova economia global.

Um dos principais diferenciais dos nossos cursos é o aprendizado teórico aliado com estudo de cases, além de muito espaço para debate e networking com outros profissionais. Aproveite essa oportunidade de expandir seus conhecimentos com a orientação de profissionais com muita experiência em sustentabilidade e comércio internacional.

 

Sobre o Curso

Carga horária: 6 horas

Data: 8, 9 e 10 de fevereiro de 2022. As aulas serão on-line, por meio da plataforma Zoom, e ocorrem de 19h às 21h.

Público-Alvo: Gestores e profissionais interessados em Sustentabilidade e ESG.

Investimento: R$ 1.200,00*

Condições Especiais*

Matrículas até o dia 22 de janeiro de 2022: 20% de desconto

Matrículas até o dia 30 de janeiro de 2022: 10% de desconto

*Os descontos não são acumulativos. 

 

Conheça os Professores

Fábio Marques: Diretor da Plantar Carbon Ltda., tem 20 anos de experiência na área de economia de baixo carbono, atuando na formulação de estratégias e projetos para clientes de diversos segmentos em nível nacional e internacional. Foi um dos pioneiros no Brasil nessa área. Coautor líder de três metodologias aprovadas pela ONU para a geração de créditos de carbono, geriu o primeiro projeto concebido no Brasil no sistema oficial da ONU, implementado desde o ano 2000 em parceria entre o Grupo Plantar e fundos multilaterais do Banco Mundial, que se tornou case de sucesso global do Banco, sendo o primeiro no mundo a emitir créditos de carbono florestais oficiais e a securitizar recebíveis lastreados em carbono, em arranjos pioneiros de finanças verdes. Há duas décadas acompanha as negociações internacionais/COPs da Convenção Quadro da ONU sobre Mudança do Clima, incluindo o Protocolo de Quioto e o Acordo de Paris. Fábio é Mestre em Development Studies pela London School of Economics and Political Science, MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC, graduado em Relações Internacionais pela PUC Minas.

Welber Barral: Conselheiro e sócio-fundador da BMJ, Welber Barral foca em temas de comércio internacional e investimentos internacionais. Ainda, tem mais de trinta anos de experiência como consultor de agências multilaterais e empresas na América Latina. Barral foi Secretário de Comércio Exterior do Brasil entre os anos de 2007 e 2011. Atualmente, também é Diretor no Departamento de Comércio Exterior da FIESP. Anteriormente, foi árbitro no Tribunal Permanente de Revisão do MERCOSUL e do sistema de solução de controvérsias da OMC, além de professor visitante em diversas universidades no Brasil e no Exterior. Mestre em Relações Internacionais (UFSC), Doutor em Direito Internacional (USP) e Pós-Doutor em Direito do Comércio Internacional (Georgetown University).

 

Conteúdo

Módulo 1: 

  1.  Mudança do clima: bases científicas e fundamentos do problema
  2. Fundamentos econômicos e instrumentos de mudança:
    1. Precificação de Carbono: mercados de carbono e tributação
      1. Cases: União Europeia, Califórnia e China
      2. Mercados regulados x mercados voluntários de carbono
      3. Precificação interna de carbono
    2. Finanças e Investimentos: tendências, critérios e instrumentos

Módulo 2:

  1. Governança e marcos regulatórios:
    1. Nível multilateral: Convenção do Clima (do Protocolo de Quioto ao Acordo de Paris/COP26)
    2. Nível regional e bilateral: case European Green Deal (CBAM e outros) e Acordos bilaterais (Suiça-AL, Japão)
    3. Nível nacional: o contexto do Brasil, principais políticas e instrumentos (PNMC, Renovabio, Mercado de Carbono Nacional, o desafio do desmatamento, o contexto industrial e energético, e outros instrumentos)
    4. Nível corporativo: principais instrumentos e critérios de gestão em níveis global e nacional.

Módulo 3:

  1.  Mudança do clima e comércio internacional
    1. Relação com a OMC:
      1. Princípios básicos OMC
      2. Precedentes históricos
      3. A OMC x CBAM Europa e FAIR EUA
    2. Iniciativas de regulamentação no Brasil e propostas legislativas
  2. Bases para estratégias corporativas na nova economia global
  1. Visão integrada e considerações finais

 

Para participar, inscreva-se no formulário abaixo: